Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Conheça as sinopses dos livros de Vandi Dogado


Sempre amei Literatura, contudo meus dois primeiros livros são acadêmicos, o 1º foi “Inteligência e Aprendizagem: desafios mentais”, um estudo sobre nossa inteligência e a capacidade de aprender (um de meus livros mais vendidos) e o 2º livro foi “Escrita e Leitura: novas tecnologias da informação e comunicação”, uma crítica à escrita e à leitura fragmentadas no mundo das redes sociais. Já o 3º livro “Quim Nunca Esteve Lá” foi literário, um conjunto de causos populares (contos) muito divertidos de uma personagem quixotesca e o 4º livro “O Templo de Aiakos”, traduzido para o inglês e o espanhol, é meu livro mais vendido em todo o mundo, principalmente nos países anglo-saxônicos. Agradou por ser um livro de mistério e suspense em que o enredo se desenvolve em Boston, faz parte de uma trilogia. Abaixo segue a sinopse de todos eles:
Inteligência e Aprendizagem: desafios mentais
O que é inteligência? Podemos aumentá-la? Pessoas com alto QI são mais bem sucedidas? Ômega 3 faz bem para o cérebro? Temos uma ou mais inteligências? Einstein foi mal aluno? O que é neurogênese? Tamanho do cérebro determina a inteligência? Os testes de QI conseguem medir a inteligência humana? Como funciona nosso cérebro para processar informações? Como aprendemos? Estas e muitas outras dúvidas sobre a inteligência e capacidade de aprender são respondidas pelo autor. O livro é uma fascinante viagem pela nossa capacidade de usar o cérebro.
Escrita e Leitura: novas tecnologias da informação e comunicação
Onde surgiu a escrita? Qual a importância de escrever e ler bem no atual momento? Quem são os principais teóricos da escrita e da Leitura? Como as crianças criam hipóteses ao aprender ler e escrever? Como as Novas tecnologias da Informação e Comunicação podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura? Os professores atuais são usuários eficientes das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação? No livro “Escrita e Leitura: novas tecnologias da informação e comunicação” dos autores Vandi Dogado e Sandra Melchior, o leitor poderá encontrar respostas para tais questões. Este livro é imprescindível para docentes, estudantes e para quem almeja descobrir as maravilhas da escrita e da leitura. Com linguagem simples e clara, os autores trataram de questões fundamentais e trouxeram uma necessária reflexão sobre o uso das mídias avançadas. Veja o que diz Salman Khan, o professor mais conceituado do mundo justamente por usar pedagogicamente as novas tecnologias: [...] esse tipo de educação é possível a todos. [...] O que tornará possível atingir esta meta é o uso consciente da tecnologia. Vou enfatizar: uso CONSCIENTE. Claramente, acredito que a aprendizagem e o ensino aprimorados pela tecnologia são a nossa melhor chance para um futuro educacional acessível e equitativo. Mas a questão chave é como usar a tecnologia. Não basta botar um punhado de computadores e tablets dentro das salas de aula. E a ideia é integrá-la à forma como ensinamos e aprendemos. Sem uma integração significativa e criativa, a tecnologia em sala de aula pode vir a ser mais um artificio muito caro.
Quim Nunca Esteve Lá
Livro com 10 microcontos sobre QUIM, personagem divertida e atrapalhada. Um livro extraído do imaginário cultural do Brasil, inclusive traz o famoso caso do "Homem que Derreteu". Leitura rápida e prazerosa, vale pena conferir. 
OBS: Prefácio do escritor Edson Gabriel Garcia, autor de mais de 70 livros.
O Templo de Aiakos
Na adolescência, Peter Butller assassinou os próprios pais, todavia a polícia não percebeu o seu envolvimento no crime, então ele foi morar com uma prima no interior dos EUA, só voltando a Boston 15 anos depois, quando completou idade suficiente para receber a fortuna de seus pais. Butller estava transtornado em tornar-se mais inteligente, por isso construiu abaixo de sua mansão um prédio de alta tecnologia, local usado para fazer experiências científicas com o objetivo de criar uma substância capaz de aumentar as habilidades cognitivas. O casal de Namorados Allana Carter e Patrick Monks são sequestrados juntos com crianças e adolescentes para serem cobaias de terríveis experiências, momento em que se inicia uma intensa luta pela vida. No decorrer da trama, o leitor notará uma história paralela sobre uma sociedade secreta que irá se cruzar com a principal somente no final do livro, provocando um interessante efeito de mistério e suspense. Estudei a fundo as características comportamentais dos psicopatas assassinos da vida real para constituir as personagens, aliás, são as únicas pistas que ofereci ao leitor para tentar descobrir quem pode estar envolvido com assassinatos.
The Temple Of Aiakos
After murdering his own parents, Peter Butller received a large fortune and built a large underground building, which he named “The Temple of Aiakos", named after one of the sons of Zeus. Obsessed with becoming a genius, Butller kidnaps a psychologist, a Nobel Prize winner, three children from a school; three young men with high IQ, a cryptographer of the CIA and an FBI agent, in order to perform scientific experiments and create the Pill of Intelligence. There are terrible experiences and mysterious and brutal murders that occur in Temple Aiakos. It is unclear who is mainly responsible for the deaths, and it is very difficult to unravel who is the protagonist and who is the antagonist. The author offers tips through psychopathological features, so the reader must be attentive in order to discover who is involved in the crimes. This is a book for strong hearts.


PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página