Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Ler por quê?

POR VAND DOGADO
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer; mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede"  (Carlos Drummond de Andrade)
O hábito de leitura proporciona liberdade de expressão e de escolha no decorrer da vida, e, ademais, promove o nascimento de células cerebrais (axônios, dendritos e neurônios...), processo designado pelos neurocientistas como neurogênese que permite ao cérebro se tornar muito mais ágil e eficiente; propicia clareza na visão de mundo; amplia o vocabulário, a capacidade de comunicação e o poder de persuasão; aprimora o raciocínio, a memória, a criatividade e a concentração; desperta o imaginário; suscita o prazer estético; expande a aquisição de conhecimentos acumulados historicamente por diversas culturas; facilita a superação de obstáculos; engrandece a alma; e, sobretudo, dota o ser humano de uma imensurável força de liberdade. Ao libertar-se da ignorância, liberta-se da exploração, da perfídia e da falácia de mal-intencionados. Ler, liberta! Não é à toa que todos governos totalitários costumam queimar livros; porque conhecem o poder libertador da leitura. A hábito de ler quebra qualquer corrente! Um país de leitores possui cidadãos mais flexíveis, tolerantes e promissores. 

 Detalhes sobre o produto


BEST- SELLER (Mais de 100 mil cópias vendidas). 
SINOPSE: 
O que é inteligência? Podemos aumentá-la? Pessoas com alto QI são mais bem sucedidas? Ômega 3 faz bem para o cérebro? Temos uma ou mais inteligências? Einstein foi mal aluno? O que é neurogênese? Tamanho do cérebro determina a inteligência? Os testes de QI conseguem medir a inteligência humana? Como funciona nosso cérebro para processar informações? Como aprendemos? Estas e muitas outras dúvidas sobre a inteligência e capacidade de aprender são respondidas pelo autor. O livro é uma fascinante viagem pela nossa capacidade de usar o cérebro.

Leia de graça
OU
OU
Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página