Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Por quê usuários de tecnologia têm apenas 8 segundos de atenção e péssima memória?

POR VANDI DOGADO
Em meu livro MENTALUX (guia de instrução) mencionei sobre a dificuldade de memória e de atenção dos aficionados por internet e também já havia comentado sobre uma assustadora pesquisa em outro artigo, cuja afirmação é de que temos a memória pior de que o peixinho dourado, ou melhor, usuários das novas tecnologias da informação e comunicação mantêm atenção por apenas 8 segundos e têm sérios problemas para reter simples informações. Resolvi retomar o assunto para alertar os leitores que a dificuldade de concentração pode atrapalhar demasiadamente a vida pessoal e profissional, por isso o uso controlado deve ser urgentemente considerado para evitar futuros transtornos psicológicos, pois sabemos que a falta de atenção é apenas um dos efeitos nocivos do emprego exagerado da internet. Devemos lembrar que há vida fora do mundo virtual. Além dos efeitos devastadores ao cérebro, causada pela excessiva velocidade na internalização de informações fragmentadas e pela liberação em demasia de dopamina, neurotransmissor do prazer, há ainda os efeitos nocivos provocados pela luz azul do celular que causa agitação, pensamento acelerado e a consequente dificuldade de ter uma noite de sono de qualidade, sem contar que a referida causa estragos no globo ocular. Por este motivo alguns celulares já trazem uma luz avermelhada para ser ligada à noite e amenizar o problema. Há também aplicativos que impedem os efeitos perniciosos da luz azulada da tela do celular. veja a seguir a reportagem do OLHAR DIGITAL sobre a memória:
Pois é, se as pesquisas forem verdadeiras, a maior parte dos seres humanos conseguiu prestar atenção até aqui. Depois do oitavo segundo, a maior parte se dispersou. O que chama a atenção é que o peixinho do aquário foi mais longe e não se dispersou antes de 12 segundos.
Uma pesquisa encomendada pela Microsoft constatou: a concentração média das pessoas imersas em tecnologia atualmente é de apenas oito segundos; 15 anos atrás, quando o uso de tecnologia era muito mais restrito, esse mesmo índice era de 12 segundos. Definitivamente, o cenário hi-tech está mexendo com o nosso cérebro.
Mas, essa dispersão toda não pode ser entendida apenas como algo negativo. Na verdade, ainda segundo a pesquisa, nossos cérebros estão se adaptando a toda essa nova tecnologia; estamos nos tornando cada vez mais seletivos – só prestamos atenção naquilo que nos interessa, e não obrigatoriamente naquilo que devemos. Mas isso pode ser um efeito colateral perigoso e ainda pouco compreendido.
O pai e a mãe do Daniel não se cansam de dar broncas para que ele largue um pouco o smartphone ou o videogame e dedique mais tempo a outras coisas. Alguém aí falou em estudos?
Além da falta de concentração, alguns dizem que estamos vivendo uma verdadeira epidemia de distúrbios de ansiedade. No Brasil, 12% da população sofre de ansiedade patológica – aquela que faz mal e precisa se tratada com medicamentos. E muitos dizem que o excesso de exposição à tecnologia pode ter a ver com isso.
A Organização Mundial da Saúde orienta: o uso de tecnologia para lazer não deve ultrapassar duas horas diárias; mais do que isso, sugere que as pessoas alternem o uso de equipamentos. Ou seja, nada de 4 horas de League of Legends. Além disso, não dá para esquecer que Men Sana só com Corpore Sano. Atividades físicas são mais que essenciais.
Dito tudo isso: calma! Afinal, nós que somos apaixonados, não queremos abrir mão dos grandes prazeres que o mundo digital nos oferece. A ideia é buscar o equilíbrio para conviver com as mudanças e aproveitar o melhor que a nova era nos traz.

CONHEÇA O MÉTODO MENTALUX E TENHA UM CÉREBRO MAIS FOCADO E FUNCIONAL: Receita alimentar para o cérebro, ginástica para os neurônios, técnicas avançadas de estudo, otimização do tempo e oficina de produção textual. 
Sinopse:
Grande parte das pessoas atualmente sofre da Síndrome do Pensamento Acelerado por causa das necessidades de cumprir cada vez mais tarefas em menos tempo: estudar, trabalhar e ser competente. O uso descontrolado da internet vem incisivamente contribuir para o aumento da falta de concentração e da dificuldade de organização no cotidiano. MENTALUX é um método fácil e prático, possui dois objetivos básicos: melhorar a capacidade de aprendizagem e o poder de concentração no processo de leitura e escrita. O livro traz ainda uma série de dicas para melhorar o cérebro, organizar os estudos e otimizar o tempo. É um livro indispensável para vestibulando, concursando, estudantes de nível fundamental II, médio e superior. É também destinado a todos os que queiram aumentar a capacidade de concentração e compreensão textual com mais eficiência. Os dois últimos capítulos traz técnicas de redação e desafios mentais.
Preço Kindle:R$ 1,99
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página