Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Acompanhe as atrações da Festa Literária Internacional de Paraty

Já estive em grandes eventos literários, mas nunca participei da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty-RJ), todavia, este ano a agonia acabará, pois estarei presente na 13ª edição do maravilhoso evento para apreciar o que há de melhor: teatro, música, debates, editores, oficinas, autores e muitos livros. Não estou indo como escritor, mas como mero espectador e expectador da magia literária de Paraty. Em todo caso, levarei alguns exemplares de "O Templo de Aiakos" (mistério e suspense) para caso encontre alguém que almeje lê-lo. Este ano a festa terá como homenageado Mário de Andrade, conferindo um sabor ainda mais especial à ocasião (01 a 5 de julho).
Vandi Dogado, educador e escritor 
Acompanhe o roteiro das atrações paralelas:
Casa Off Flip das Letras
Com intensa programação durante a Flip 2015, a casa irá receber escritores, editores e agentes literários em mesas de debate, recitais e lançamentos. Entre os nomes presentes estão Elisa Lucinda, Adilson Xavier, Caco Pontes, Paula Cajaty, Simone Mota, João Scortecci, e mais.
Na quinta (2), Elisa Lucinda apresenta o romance de Fernando Pessoa "O Cavaleiro de Nada", autobiografia ficcional do poeta português.
Na sexta (3), Claufe Rodrigues fala sobre o romance recém-lançado, "Cachorras", e toca algumas composições. Haverá também apresentação de teatro nas ruas do centro histórico, "A incrível história do Cangaceiro e Julieta Fuçalama", encenada pela Trupe Fulô no Asfalto.
No sábado (4) à noite acontece o sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura, no Sesc Paraty, com a presença de Stella Maris Rezende. 
Quando: de 2 a 5 de julho de 2015.
Onde: Rua da Lapa, 375 - Centro Histórico de Paraty.
Mais informações: http://offflipdasletras.wix.com
Feira SACA
Alinhada com as recentes feiras de publicações independentes que acontecem nas grandes cidades brasileiras, como a Feira Plana (SP), Feira Pão de Forma (RJ), Feira Ugra Press (SP) e tantas outras, Paraty recebe a primeira edição da feira SACA durante a Flip 2015. Entre os participantes, Revita Beleléu (RJ), Dodo Publicações (RJ), Editora Criatura (RJ), Lote 42 (SP), Pipoca Press (RJ), Verruma (SP), Vibrant Editora (SP), Chão da Feira (BH/Lisboa), e mais.
Além da feira, haverá bate-papo e apresentação dos editores às 20h.
Quando: dia 2 de julho de 2015, de 16h às 21h30. Uma mesa coletiva com publicações dos participantes ficará disponível no local na sexta (3) e no sábado (4). 
Onde: Madame Duranga Brechó Café - Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 16 - Centro Histórico de Paraty.
Mais informações: www.facebook.com
Casa do IMS
Durante a Flip 2015, o Instituto Moreira Salles abre suas portas em Paraty com uma programação cultural variada. A exposição "Decantando as águas", da fotógrafa Maureen Bisilliat revisita a obra "O turista aprendiz", de Mário de Andrade, homenageado do evento neste ano. Como resultado do projeto, Maureen também dirigiu o filme "Decantando as águas - O turista aprendiz revisitado", que será exibido de quinta (2) a domingo (5), às 11h30. O IMS aproveita o momento para lançar a revista quadrimensal de ensaios Serrote #20 e a #20½, com distribuição gratuita. O lançamento será na quinta (2), às 20h, com coquetel e presença dos editores e alguns autores. A Rádio Batuta promove encontro com escritores da Flip e gravações abertas ao público, entre eles Eucanaã Ferraz na quinta (2), às 17h, Jorge Mautner na sexta (3), às 15h, e Alexandra Lucas Coelho no sábado (4), às 17h.
Quando: de 1º a 5 de julho de 2015.
Onde: Rua do Comércio, 13 - Centro Histórico de Paraty.
Mais informações: www.ims.com.br
Centro Cultural Sesc Paraty
Centro Cultural Sesc Paraty
Durante todos os dias da Flip, o visitante poderá conferir gratuitamente exposições, peças teatrais e debates com escritores. Na quarta (1º), o grupo Caravan Maschera (SP) interpreta a peça Cordel Clownesco do Romeu e Julieta, na quinta (2), as ruas do centro histórico recebem a intervenção Polvos Poéticos, do Grupo Sensus (SP), com performance inspirada na brincandeira dos telefones sem fio.
Também no dia 2, a casa recebe a exposição "Linhas, Trançados e Cores no Reino de Gilvan Samico", com xilogravuras do artista. Para homenagear a estrela desta edição, o público poderá ver a peça "Mario de Andrade conta Macunaíma", com Pascoal da Conceição (SP). A programação da casa traz também oficinas de roteiro, criação literária e fotografia, além de debates durante cafés literários.
Na sexta (3), a escritora Débora Ferraz estará com Carol Bensimon e João Anzanello no bate-papo sobre construções de personagens. No sábado (4), Ronaldo Bressane debate sobre mobilidade literária. No último dia de Flip, domingo (5), Roger Mello, Lourenço Mutarelli e Joana Cesar conversam sobre estética e técnicas de imagens. Haverá programação dedicada ao público infantil também, com as peças "Quem quer brincar comigo?" e "De A a Zigg", com Ivan Zigg, e contação de histórias, poesias e contos, para todos os públicos. 
Quando: de 30 de junho a 5 de julho de 2015. 
Onde: Rua da Matriz, 20 - Centro Histórico de Paraty.
Mais informações e programação completa: http://www.sesc.com.br

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página