
Já estive em grandes eventos literários, mas nunca participei da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty-RJ), todavia, este ano a agonia acabará, pois estarei presente na 13ª edição do maravilhoso evento para apreciar o que há de melhor: teatro, música, debates, editores, oficinas, autores e muitos livros. Não estou indo como escritor, mas como mero espectador e expectador da magia literária de Paraty. Em todo caso, levarei alguns exemplares de "O Templo de Aiakos" (mistério e suspense) para caso encontre alguém que almeje lê-lo. Este ano a festa terá como homenageado Mário de Andrade, conferindo um sabor ainda mais especial à ocasião (01 a 5 de julho).
Vandi Dogado, educador e escritor
Acompanhe o roteiro das atrações paralelas:
Casa Off Flip das Letras
Com intensa programação durante a Flip 2015, a casa irá receber escritores, editores e agentes literários em mesas de debate, recitais e lançamentos. Entre os nomes presentes estão Elisa Lucinda, Adilson Xavier, Caco Pontes, Paula Cajaty, Simone Mota, João Scortecci, e mais.
Na quinta (2), Elisa Lucinda apresenta o romance de Fernando Pessoa "O Cavaleiro de Nada", autobiografia ficcional do poeta português.
Na sexta (3), Claufe Rodrigues fala sobre o romance recém-lançado, "Cachorras", e toca algumas composições. Haverá também apresentação de teatro nas ruas do centro histórico, "A incrível história do Cangaceiro e Julieta Fuçalama", encenada pela Trupe Fulô no Asfalto.
No sábado (4) à noite acontece o sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura, no Sesc Paraty, com a presença de Stella Maris Rezende.
Quando: de 2 a 5 de julho de 2015.
Onde: Rua da Lapa, 375 - Centro Histórico de Paraty.
Feira SACA
Alinhada com as recentes feiras de publicações independentes que acontecem nas grandes cidades brasileiras, como a Feira Plana (SP), Feira Pão de Forma (RJ), Feira Ugra Press (SP) e tantas outras, Paraty recebe a primeira edição da feira SACA durante a Flip 2015. Entre os participantes, Revita Beleléu (RJ), Dodo Publicações (RJ), Editora Criatura (RJ), Lote 42 (SP), Pipoca Press (RJ), Verruma (SP), Vibrant Editora (SP), Chão da Feira (BH/Lisboa), e mais.
Além da feira, haverá bate-papo e apresentação dos editores às 20h.
Quando: dia 2 de julho de 2015, de 16h às 21h30. Uma mesa coletiva com publicações dos participantes ficará disponível no local na sexta (3) e no sábado (4).
Onde: Madame Duranga Brechó Café - Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 16 - Centro Histórico de Paraty.
Casa do IMS

Durante a Flip 2015, o Instituto Moreira Salles abre suas portas em Paraty com uma programação cultural variada. A exposição "Decantando as águas", da fotógrafa Maureen Bisilliat revisita a obra "O turista aprendiz", de Mário de Andrade, homenageado do evento neste ano. Como resultado do projeto, Maureen também dirigiu o filme "Decantando as águas - O turista aprendiz revisitado", que será exibido de quinta (2) a domingo (5), às 11h30. O IMS aproveita o momento para lançar a revista quadrimensal de ensaios Serrote #20 e a #20½, com distribuição gratuita. O lançamento será na quinta (2), às 20h, com coquetel e presença dos editores e alguns autores. A Rádio Batuta promove encontro com escritores da Flip e gravações abertas ao público, entre eles Eucanaã Ferraz na quinta (2), às 17h, Jorge Mautner na sexta (3), às 15h, e Alexandra Lucas Coelho no sábado (4), às 17h.
Quando: de 1º a 5 de julho de 2015.
Onde: Rua do Comércio, 13 - Centro Histórico de Paraty.
Centro Cultural Sesc Paraty
Centro Cultural Sesc Paraty
Durante todos os dias da Flip, o visitante poderá conferir gratuitamente exposições, peças teatrais e debates com escritores. Na quarta (1º), o grupo Caravan Maschera (SP) interpreta a peça Cordel Clownesco do Romeu e Julieta, na quinta (2), as ruas do centro histórico recebem a intervenção Polvos Poéticos, do Grupo Sensus (SP), com performance inspirada na brincandeira dos telefones sem fio.
Também no dia 2, a casa recebe a exposição "Linhas, Trançados e Cores no Reino de Gilvan Samico", com xilogravuras do artista. Para homenagear a estrela desta edição, o público poderá ver a peça "Mario de Andrade conta Macunaíma", com Pascoal da Conceição (SP). A programação da casa traz também oficinas de roteiro, criação literária e fotografia, além de debates durante cafés literários.
Na sexta (3), a escritora Débora Ferraz estará com Carol Bensimon e João Anzanello no bate-papo sobre construções de personagens. No sábado (4), Ronaldo Bressane debate sobre mobilidade literária. No último dia de Flip, domingo (5), Roger Mello, Lourenço Mutarelli e Joana Cesar conversam sobre estética e técnicas de imagens. Haverá programação dedicada ao público infantil também, com as peças "Quem quer brincar comigo?" e "De A a Zigg", com Ivan Zigg, e contação de histórias, poesias e contos, para todos os públicos.
Quando: de 30 de junho a 5 de julho de 2015.
Onde: Rua da Matriz, 20 - Centro Histórico de Paraty.
Comentários
Postar um comentário