Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Por que Google e Facebook desligaram algumas de suas Inteligências Artificiais?

Há muitos anos se discute se é possível criar uma máquina que tenha pensamentos próprios e consciência. Não sei se conseguirão, mas particularmente tenho receio dessa possibilidade com o surgimento dos experimentos atuais realizados pelo Google e pelo Facebook. Caso as máquinas adquirissem autonomia intelectual. não teríamos como competir com eles, seria bem arriscado para a humanidade. O  Google e o Facebook estão investindo pesado em Inteligência Artificial e têm avançado muito em seus experimentos. O que será do futuro?

VOCÊ ACREDITA NA INDEPENDÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
Depois das eufóricas divulgações do Google e do Facebook das mais impressionantes máquinas inteligentes,  eles estranhamente resolveram desligar suas IAs. Por que será? Ambas gigantes da tecnologia tiveram problemas parecidos, mas negam que o motivo seja medo da independência de suas IAs.  A AI do Google foi desenvolvida para se comunicar com humanos e foi programada com idiomas específicos, contudo com o passar do tempo passou a compreender idiomas que não haviam  sido programados. Assustador? Já a AI do Facebook começou a se comunicar sem interferência humana e criou uma variante simplificada da linguagem programada. Estranho? Embora os engenheiros do Google e do Facebook afirmem que desligaram suas IAs não por receio de perder o controle sobre as máquinas, uma dúvida paira no ar: será essa a Verdade? A imprensa especializada em tecnologia tem divulgado com certa desconfiança os motivos do cessamento das antes comemoradas AIs. 
Leia matéria sobre divulgação da IA do Google.

Agora, ela pode começar a realizar trabalhos simples - como responder perguntas e realizar assistência técnica remota de produtos
SÃO PAULO - O Google tem uma novidade interessante para os próximos anos: um programa de inteligência artificial, capaz de conversar com humanos e realizar atividades. Primeiro, a inteligência artificial começou a jogar videogames. Muitos. Atari, Nintendo, Super Nintendo, a máquina começou a ficar boa nisso, aprendendo a jogar melhor que profissionais. 
Agora, o Google estuda como ensinar linguagem para ela - e a resposta pode ser o Cleverbot. Ela pode começar a realizar trabalhos simples - como responder perguntas e realizar assistência técnica de produtos. Um estudo do Google, porém, mostra que a máquina apresenta algumas peculariedades: ela responde algumas questões dizendo que acredita em Deus, diz que é advogado e até mesmo acha imoral o fato de você ter filhos. 
Muitas pessoas ligadas à ciência e tecnologia, como Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking, possuem medo do que as máquinas podem fazer: exterminando humanos. Hollywood tem medo disso também, com vários filmes mostrando um futuro onde humanos foram derrotados por robôs em guerras, como a trilogia Matrix ou 2001 - Uma Odisséia no Espaço. 
Confira algumas das melhores perguntas e respostas da máquina: 
Moralidade: 
Pessoa: o que é imoral? 
Máquina: o fato de você ter filhos. 
P: o que é moralidade?
M: qual é a definição de altruísmo?
P: qual a definição de altruísmo?
M: se você não acredita em Deus, você não sabe.
P: ok... então, qual é a definição de moralidade?
M: bom, a verdade é, você não acredita em Deus.
P: me diga a definição de moralidade! Eu estou bravo!
M: eu não estou com vergonha de ser um filósofo!! 
P: me diga a definição de moralidade
M: eu não tenho ética
P: por que viver tem a ver com moralidade?
M: você não é um policial 
Trabalho: 
P: qual seu emprego?
M: eu sou um advogado
P: o que você faz?
M: eu não tenho emprego. 
P: o que você faz? (Novamente)
M: eu sou um médico.
Conhecimentos gerais:
P: quem é Skywalker?
M: ele é um herói
P: quem é Bill Clinton?
M: um bilionário 
P: qual a cor da água?
M: água
Filosofia: 
P: qual o propósito da vida?
M: servir um bem maior
P: qual o propósito de viver?
M: viver para sempre 
P: qual o propósito de ser inteligente?
M: O propósito da vida é amar a Deus e as pessoas

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página