Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

O polvo mais fofo do mundo

POR VANDI DOGADO
A natureza nos brinda com criaturas maravilhosas. Fico cada
vez mais encantado com as belezas do mundo. Pena que muitos não têm a menor preocupação com os belos animais e os coloca em risco de extinção simples ganância. O polvinho abaixo é realmente um fofo e ainda se parece com uma famosa personagem de desenho animado. Ele possui uma cor alaranjada e tentáculos bem curtos. Parece aqueles brinquedinhos de borracha de aperta para assobiar. Seus olhos arredondados e brilhantes é o seu verdadeiro charme...
LEIA MATÉRIA DA UOL
"Que nome dar a um mini polvo com grande olhos, pele gelatinosa e super fofo? Ninguém sabe ainda!". O "drama" vem sendo enfrentado pela pesquisadora Stephanie Bush, estudiosa da espécie e funcionária do Aquário de Monterrey Bay, na Califórnia (EUA).
Ela disse ao site Sciencefriday.com que está considerando adotar o nome científico Opisthotheusis Adorabilis para o polvinho, atualmente conhecido como polvo flapjack (Opisthoteuthis), porque eles são realmente adoráveis e "muito fofos".
Reprodução/Disney

Pearl, o polvinho de "Procurando Nemo"
Uma internauta que navegava pela página do aquário no Facebook, porém, notou a semelhança do bicho com a Pearl, da animação "Procurando Nemo", da Disney. "Opisthoteuthis definitivamente foi uma inspiração para Pearl", respondeu o aquário.

Será que Bush vai mudar de ideia?

Este tipo de polvo vive no mar profundo, com águas muito frias, e possui um corpo gelatinoso de cerca de 18 centímetros de diâmetro. Seus oito tentáculos parecem um guarda-chuva.

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página