Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

SAIBA OS MOMENTOS CERTOS DO DIA PARA BEBER ÁGUA

POR VANDI DOGADO
Esses dias escrevi uma matéria ressaltando a importância de consumir muita água por dia para o bom funcionamento do cérebro. Acabei de encontrar essa matéria da Revista Marie Clarie com dicas sobre o horário adequado de tomar água. Para mim foi uma grata surpresa saber que o momento da ingestão causa benefícios distintos, por isso resolvi postá-la no blog para auxiliar os leitores.
Matéria da Marie Clarie
Para manter o organismo hidratado e saudável recomenda-se beber ao menos dois litros de água ao dia. "A água é um nutriente essencial para o corpo, porque ela tem muitas funções e compõe dois terços do peso corporal", diz a nutricionista Elisa Blazquez Blanco à versão mexicana da Marie Claire. Aqui, a especilista indica as melhores momentos do dia para beber água:
- Beber um copo de água logo depois de acordar, em jejum, ajuda a ativar os órgãos.
- Beber um copo de água antes de tomar banho irá ajudá-la a baixar a pressão arterial.
- Para evitar problemas cardíacos, tome um copo de água antes de dormir.
- Se pratica alguma atividade física, a nutricionista indica beber água em intervalos curtos e sempre que a atividade permitir. “O ideal seria beber aproximadamente 500 ml duas horas antes do exercício e uns 250 ml a cada 15 minutos depois de começar a se movimentar.”
- Beber um copo de água 30 minutos antes de casa refeição influencia positivamente no processo digestivo.

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página