Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

DESTRUIÇÃO: A PODRIDÃO DO PODER

POR OLAVO CÂMARA
Quando houve o impeachment do ex-presidente Collor, todos pensavam que o Brasil tinha novas perspectivas. Passados alguns anos, ressurgem os problemas e o maior escândalo da história brasileira. O que fazer caro leitor, para juntos ajudarmos a elevar a consciência do povo brasileiro, pensando sempre na Pátria, no desenvolvimento, na honestidade e trabalhar para uma sociedade melhor. O poder corrompe não há dúvida. Um dia o cadáver virará pó e se fundirá com os elementos químicos materiais da natureza, pois são estes que compõem o corpo humano. O que salva então? Apenas a consciência humana. Para quem acredita que o homem é dual em natureza e possui além do corpo físico, um corpo psíquico, podendo significar espírito ou alma, vale a pena pensar e até fazer uma reflexão: “tenho que cultivar a minha consciência, pois é o que vale”. O filósofo Sócrates, na Antiga Grécia, antes de beber sicuta, pois fora condenado à morte, afirmou aos seus discípulos: “Parem de chorar, pois Sócrates é imortal e jamais morrerá como estão dizendo”. Morrerá “este corpo, esta cabeça, estas mãos e estas pernas, mas não Sócrates, pois este é imortal”. Fantástico pensar como Sócrates, na imortalidade e na humildade. Aliás, talvez os dois seres mais humildes que passaram pelo planeta, pelo que se tem notícia, um é Sócrates e o outro é Jesus, o Cristo. As pessoas de todas as camadas sociais lutam para conquistar poder. Quando conquistam posições poderosas se tornam orgulhosas, arrogantes e prepotentes. Mas, chega um dia que as suas forças começam a desaparecer, a idade chega e o seu físico vai perdendo vigor até que a morte o abate e retorna para o pó de onde veio. Quantas maldades pelo mundo afora e no Brasil não é diferente. Há inúmeros conflitos armados no globo terrestre, levando milhões de pessoas à morte, devido à fome, doenças, ferimentos causados pelas guerras, explosões, roubos, furtos, tiroteios e atentados. Quais são as causas? A busca desenfreada do poder. A ambição plena os domina e pensam que são donos do mundo, esquecem que são frágeis. Então, eis uma alegoria para lembrar as pessoas que mergulham as suas mãos nas águas sujas dos vícios e dos crimes. “Do pó vieste e para o pó voltarás.” Não deixe a sua carne se desprender dos ossos ainda em vida e, não se apodreça enquanto ainda pode pensar. Eleve a sua consciência e trabalhe de alguma maneira para combater a corrupção e todos os crimes que assolam a nação.
Olavo Câmara. Advogado, Professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.


Detalhes sobre o produto

"O Templo de Aiakos" publicado pela Chiado Editora de Portugal é um livro de suspense e mistério que conquistou leitores em todo o mundo.
LEIA A SINOPSE:
Após assassinar os próprios pais, Peter Butller recebe uma grande fortuna e constrói um complexo prédio subterrâneo, que nomeia de O Templo de Aiakos, em homenagem a um dos filhos de Zeus. Obcecado em tornar-se um gênio, Butller sequestra um neurocientista ganhador do Prêmio Nobel, uma psicóloga, três crianças excepcionais, três jovens com alto QI, um decifrador de códigos da CIA e um agente do FBI, com o objetivo de realizar experiências científicas e criar a Pílula da Inteligência. Além das terríveis experiências, ocorrem misteriosos e brutais assassinatos no Templo Aiakos. Quem parece não estar envolvido, às vezes, é o principal responsável pelas mortes, sendo muito difícil no decorrer da leitura desvendar quem é o protagonista e quem é o antagonista. Todavia o autor oferece dicas por meio de características psicopatológicas, de forma a que o leitor atento possa descobrir quem está envolvido nos crimes. Há, ainda, uma poderosa sociedade secreta controlando os criminosos de O Templo de Aiakos. Este é um livro para quem aprecia um enredo complexo e possui nervos fortes para aguentar os impactos emocionais. Apesar de ser um livro de suspense e mistério, traz duras críticas à ciência contemporânea.
Preço Kindle:R$ 1,99
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU
Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página