Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

A mais poderosa arma do mundo não impediu que uma bala atravessasse peito do ingênuo youtuber

POR VANDI DOGADO
"Livro é uma arma poderosa, mas jamais servirá de escudo contra projéteis de uma pistola calibre 50. Sua fortaleza é abstrata, não física" 
As redes sociais transformam desconhecidos em celebridades do dia para noite, se bem que poucos têm talento, a grande maioria fica famoso com músicas de pouco valor artístico ou ao realizar alguma bizarrice. Há canais fantásticos no YouTube sobre conhecimento, todavia não possuem quase nada de seguidores, salvo raras exceções. Sabe-se que os consultórios de psiquiatras e psicólogos estão repletos de indivíduos sofrendo algum transtorno psíquico por causa do mau uso das Novas tecnologias da Informação e Comunicação: há os carentes de curtidas, os exagerados em postar selfies e até os hipnotizados cuja a interação é pequena, porém não conseguem parar de passar o dedo na tela do celular a fim de saber da vida alheia. Há outros que tentam tudo em busca de fama e alguns chegam a incríveis "zé-ruelices" e bizarrices. Nos EUA, um casal de youtubers jovens (o canal possuía apenas 13 inscritos) ousaram ultrapassar os limites de seus reles intelectos (ainda que seja triste e desejamos que a família consiga superar a tragédia). A fim de ganhar mais seguidores na internet, um casal preparou uma brincadeira perigosa e o resultado foi trágico. Monalisa Perez, de 19 anos, atirou no namorado com uma pistola calibre 50 bem, pior a filha do casal de 3 anos presenciou tudo. Pedro Ruiz, um jovem de apenas 22 anos acreditou ingenuamente que segurando um livro encostado no peito como se fosse um escudo não seria atingido pelo projétil. Calibre 50, meus filhos! Se tivessem lido este e outros livros, não teriam cometido tamanha asneira e poderiam criar os filhos na paz e viver o amor que sentiam um pelo outro. Monalisa irá presa por assassinar seu grande amor. Ela está grávida de sete meses e, possivelmente, terá tormenta, dor e infelicidade pelo resto de sua vida. Alunos, às vezes, perguntam aos professores “NÃO VOU USAR ISSO NA VIDA, ENTÃO PORQUE ESTUDÁ-LO”. Ora essa, poderá não usar, mas provavelmente não cometerá erros tolos; neste caso, por exemplo, se os jovens tivessem noções básicas de física e tivessem o hábito de pesquisar, constatariam que esta arma dispara um projétil de 647 gramas à velocidade de até 928 m/s ou 3.341 Km/h já na boca do cano e, ainda, pode alcançar a energia de 18.050 Joules, ou seja, um impacto de aproximadamente 2 toneladas e por mais grosso que fosse o livro jamais o reteria. 
PS: Além da filha de três anos do casal, aproximadamente 30 pessoas assistiram à tragédia, transmitida pelo YouTube Live, o serviço de streaming em tempo real da plataforma de vídeos do Google. Apesar de minhas duras e frias palavras, sinto muito pela perda de tão jovem rapaz e desejo que a família e, principalmente, Monaliza possam superar a dor e seguir a vida. Minha intenção é alertar outros jovens para não brincarem com o bem mais precioso, a vida, e jamais vivam uma vida de “roleta-russa”.

Preço Kindle:R$ 1,99
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU

Comentários

Postar um comentário

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página