Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Um iminente desejo de eliminar a democracia

POR VANDI DOGADO 
Nunca pensei que fosse concordar George Bush, mas seu coerente discurso proferido ontem (19 de outubro de 2018) sobre as abundantes vozes que se levantam contra o estado democrático de direito em todo o mundo e que manifestam um amplo desejo de isolamento entre as nações, de segregações étnicas-raciais e de alimentação de pseudosuperioridades individuais e socioculturais ganham força e colocam a democracia em risco. O ex-presidente americano declarou ainda que os defensores de práticas simplistas e antidemocráticas sofrem de memória curta. Ele tem toda razão, pois governos totalitários sempre usaram uma traiçoeira estratégia que sob pretexto moralista começam a silenciar e a punir os "maus" e os "incorretos", mas depois terminam por silenciar também os "bons" e os "corretos",  sempre com a inquestionável brutalidade. Os disseminadores de discurso odiosos têm soluções simples para problemáticas complexas, um caminho costumeiro e facilitador para as grandes tragédias históricas, assim principiaram os principais governos totalitários cujo o resultado final foram milhões de cadáveres (do "bem" ou do "mal"). Cuidado, radicais de plantão, pois podem acabar vítimas de suas criaturas! A democracia não é facilitadora de corrupção, muito pelo contrário, os países mais corruptos do mundo vivem terríveis ditaduras. A diferença é que na democracia se é possível a fácil obtenção dos dos fatos e nas ditaduras eles jamais poderão ser divulgados. Claro que na democracia se oferece espaço para despreparados se expressarem, sobretudo em redes sociais e é justamente por isso que crescem discursos odiosos e moralistas apoiando e fortalecendo políticos radicais, sejam de direita sejam de esquerda. 
Sou adepto da máxima de Winston Churchill: "A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras"

CONHEÇA O MÉTODO MENTALUX E TENHA UM CÉREBRO MAIS FOCADO E FUNCIONAL: Receita alimentar para o cérebro, ginástica para os neurônios, técnicas avançadas de estudo, otimização do tempo e oficina de produção textual. 
Sinopse:
Grande parte das pessoas atualmente sofre da Síndrome do Pensamento Acelerado por causa das necessidades de cumprir cada vez mais tarefas em menos tempo: estudar, trabalhar e ser competente. O uso descontrolado da internet vem incisivamente contribuir para o aumento da falta de concentração e da dificuldade de organização no cotidiano. MENTALUX é um método fácil e prático, possui dois objetivos básicos: melhorar a capacidade de aprendizagem e o poder de concentração no processo de leitura e escrita. O livro traz ainda uma série de dicas para melhorar o cérebro, organizar os estudos e otimizar o tempo. É um livro indispensável para vestibulando, concursando, estudantes de nível fundamental II, médio e superior. É também destinado a todos os que queiram aumentar a capacidade de concentração e compreensão textual com mais eficiência. Os dois últimos capítulos traz técnicas de redação e desafios mentais.

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página