Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

ELE NÃO é traidor (?)

                                       POR VANDI DOGADO
Grupos que apoiaram Bolsonaro estão reclamando da Reforma da Previdência e de outras ações do governo, todavia almejam privilégios exclusivos, caso dos policiais que solicitam regras mais suaves para aposentadoria. Seria justo uns sacrificarem e outros terem privilégios? Já não bastaria os privilégios de membros das Forças Armadas, Legislativo, Executivo e Judiciário na presente reforma? Muitos engrossam o coro e chamam Bolsonaro de traidor. Se tem uma coisa que Bolsonaro não é, é traidor. Ele nunca escondeu suas ideias reacionárias, preconceituosas e antipopulares: não aprecia gays e outras distintas sexualidades, considera que mulher não deva ganhar mais do que homens, pensa que brasileiro trabalha pouco, expressa que índios e quilombolas são vagabundos, já declarou que trabalho infantil é normal, manifesta que professores e cientistas só servem para criar problemas ideológicos, afirma que a liberdade de expressão atrapalha, grita que a preservação do ambiente é o grande entrave ao agronegócio e à indústria; enfim, não valoriza o conhecimento formal, defende tortura e ditadura e, sobretudo, acredita que trabalhadores não têm que possuir direitos e que todos os projetos sociais devam ser eliminados, inclusive Educação e Saúde. E, mais importante, todos que discordam de seus pressupostos são comunistas e devem ser subtraídos; senão pela polícia, por milícias.
PS: Ademais, estão cobrando demais de Bolsonaro. Ele não fez nada em 28 anos no Legislativo, agora querem que faça em seis meses?
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU
Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página