POR VANDI DOGADO
Hoje, 23 de outubro de 2020, até o presente instante, enquanto escrevo este artigo, ocorreram 429 mil novos casos e 6 mil novas mortes em decorrência da Covid-19 no mundo. Os números ainda são elevadíssimos! Vivemos a pior crise sanitária de todos os tempos. Ainda que os insensíveis negacionistas menosprezem o inimigo, o poderoso e impiedoso Sir-Sars-Cov-II continua implacável! Alguns países, como é o caso do Brasil, vive um momento de declínio de casos e mortes; porém, da mesma forma que se observa em países europeus, dificilmente o país evitará uma nova onda de contaminações após o fechamento da primeira curva no gráfico. Em decorrência de muitos indivíduos negarem incompetências governamentais no enfrentamento da pandemia, irei comparar os números entre três países com maior número de casos e de mortes: EUA, Brasil e Índia (número de mortes) e EUA, Índia e Brasil (número de casos). Há uma alteração na posição entre número de casos e número de mortes que, por ironia, revela como os três países lidaram com a pandemia. Acompanhe os números:
EUA – 8.6 milhões de casos – 228,6 mil mortes (população – 329 milhões)
Brasil – 5.3 milhões de casos – 155,9 mil mortes (população – 211 milhões)
Índia – 7.8 milhões de casos – 117,9 mil mortes (população – 1,4 bilhão)
Constata-se que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais do que a Índia. A população da Índia é muito vezes maior do que a do Brasil, por isso se justifica que o número de casos de Covid-19 seja bem maior do que o do Brasil. Claro, que a China possui uma população maior do que a da Índia e teve uma quantidade muito menor de infecções, demonstrando que indianos não se preveniram como deveriam; contudo, a pergunta é por que com muito mais casos, morreram menos pessoas na Índia do que no Brasil? Seria por razões de melhor suporte de atendimento aos infectados? Quem precisa de elevado intelecto para responder o questionamento? A Índia deverá tornar-se o país com maior número de casos, todavia com número de mortes menor que dos EUA ( o atual primeiro lugar em número de casos e de mortes). Os números entre os três países demonstram como EUA e Brasil foram péssimos em preservar vidas. Os dois governos cujos chefes de estados são reconhecidos negacionistas foram desastrosos durante crise pandêmica. Não se trata de uma questão ideológico-política, mas factual. Fato é fato e ponto! A Índia não é nenhum exemplo de combate à pandemia, no entanto, preservou mais vidas do que EUA e Brasil.
PS: Nosso luto por todos aqueles que perderam a vida em decorrência da pandemia, em especial aos profissionais da saúde.
Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks
Saiba mais
Comentários
Postar um comentário