Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Joe Biden será melhor para a economia do Brasil?

 POR VANDI DOGADO

Primeiramente, somente alguns esquerdistas e todos extrema-direitistas brasileiros têm considerado Joe Biden um político de esquerda. É de direita! É capitalista! É defensor da guerra para defender a supremacia americana! Certo? Acreditar que Joe Biden será excelente para a economia do Brasil seria um grande equívoco. Não importa que fosse nosso presidente, um presidente americano sempre defenderá os interesses dos EUA. Evidentemente que muitos torciam pela vitória de Biden a fim de observar a queda do bronco de topete amarelo: pai do “sirilismo” mundial na política. Nada mais sensato! Só não podemos confundir quem é Joe Biden. Não se compara a Trump, mas não é “Madre Teresa de Calcutá”. Muito cuidado!

De qualquer forma, considerando o nosso presidente da República, as expectativas são ainda piores. Joe Biden, este ano, afirmou que o Brasil deve entender a importância de proteger a Amazônia e, ainda por cima, advertiu que se uniria a outras nações para que a floresta brasileira fosse preservada caso o governo brasileiro persistisse com a irresponsável política ambiental. Não seria de estranhar que Biden usasse o Brasil como exemplo negativo de preservação ambiental. Fundos de investimentos mundiais já ameaçam não investir mais no Brasil por causa da derrubada e queimada na Amazônia. Alguns países, diga-se de passagem, um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil declararam que não comprarão mais produtos do agronegócio brasileiro pelas mesmas razões ambientais.  Óbvio que Biden irá se aproveitar disso para que o Brasil não receba investimentos financeiros e sofra punições comerciais. Por quê? Os EUA são concorrentes do Brasil no agronegócio. Uma restrição comercial ao Brasil seria excelente para economia americana.

No governo Trump, apesar da bajulação de nosso governo aos EUA, o comércio entre os dois países não foi favorável ao Brasil. Imagina se tivermos os EUA como opositor no governo Biden? Sem contar que isso deixaria o Brasil ainda mais dependente da China. Isso seria péssimo por dois motivos: se a China tem problemas econômicos, o Brasil também terá; e, sem dúvidas, a China irá exigir preços mais baixos para comprar nossos produtos. Afinal, o Brasil está ficando cada vez mais isolado. Vender para quem? Já arrumou encrenca com mais de 80º dos parceiros comerciais. Agora, está na mira da maior potência do planeta. E, para agravar ainda mais a situação, nosso governo não reconheceu a vitória de Biden. O país, depois de décadas, durante governo Bolsonaro não figura mais entre as dez maiores potências econômicas no mundo todo. A tendência é piorar muito se Bolsonaro continuar a imitar o bronco de topete amarelo. Acabou o romance que nunca existiu. É imprescindível que Ernesto Araújo e Ricardo Salles sejam imediatamente demitidos. Só para começo de conversa; todavia, depois será necessária uma política cada vez mais embasada na racionalidade e na diplomacia.

PS: eu sempre considerei que o beicinho caído de Trump me fazia lembrar um menino mimado e chorão. Agora, tenho certeza! Sabe aquele garoto ruim de bola que ninguém quer no time, mas joga porque é o dono da bola. Se não o deixem jogar, não permite que ninguém jogue. O que fazer quando este menino perde a bola? É só choro! Pois é, está aí. 

Leia à vontade. Mais de 1 milhão de eBooks Saiba mais
Leia de graça
OU
OU
Entregar no seu Kindle ou em outro dispositivo

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página