Postagem em destaque

As Metáforas das Tamareiras

POR VANDI DOGADO  Certa vez ouvi de um palestrante a belíssima lenda de origem árabe que diz: “quem planta tamareira não colhe tâmaras”. Um afoito espectador na plateia interrompeu-o, erigindo a mão direita e, sem aguardar o devido consentimento, logo emendou em tom elevado e extenso: Mas, pooorqueeeee, senhor? O palestrante como se já esperasse o questionamento manifestou um incógnito sorriso e elucidou que a tamareira leva aproximadamente 100 anos para produzir frutos, ou seja, se considerarmos que a plantemos aos 20 anos de idade, teríamos de viver 120 anos para colher suas tâmaras. Considerei o provérbio esplêndido, porque dele se podem extrair nobres ensinamentos de linguagem e de sapiência. Primeiramente, se tomarmos a expressão no sentido denotativo, defrontemo-nos com uma típica falácia, pois, ainda que naquela época a expectativa de vida fosse baixa, haveria exceções para qualquer ser humano que plantasse a árvore antes dos vinte anos. Por exemplo, se uma criança de 10 anos

Estudo chileno apresenta a eficácia da Coronavac em dose única

POR VANDI DOGADO
No Chile, ocorreu um estudo amplo com a vacina da Sinovac, a mesma distribuída pelo Instituto Butantan. No Brasil, ainda não haviam divulgado a eficácia do imunizante em dose única. Obviamente, por questões políticas. Esse é um dos graves problemas de politizar a ciência. Embora esta vacina tenha eficácia baixa com apenas uma dose, possui uma adequada proteção com duas doses. Os resultados da quarta fase no Chile ofereceram pela primeira vez a eficácia com uma apenas uma dose. Veja:
Com uma dose:
16% - prevenção contra infecção do Sars-Cov-II;
35,65% - prevenção contra internação;
42,60% - prevenção contra UTI;
40,23% - prevenção contra morte
Com duas doses (espaço de 28 dias de aplicação)
67% - prevenção contra infecção do Sars-Cov-II;
85% - prevenção de internação;
80% - prevenção de morte.
Mesmo após 15 dias da aplicação da segunda dose é possível ter complicações com a Covid-19, inclusive óbito. Lógico que cada caso deve ser analisado. Por certo, indivíduos com comorbidade deve tomar maior cuidado após a imunização. A baixa eficácia com uma dose não desqualifica a vacina chinesa. Nenhuma vacina impede morte em 100%. Dessa forma, trata-se de um relevante imunizante para combater a pandemia. Não é a mais eficaz, porém, é sem dúvidas, a mais segura; seus efeitos colaterais beiram a zero, contrário de algumas vacinas que apresentam casos raros de alergia ou coágulo cerebral. De cada 10 vacinas aplicadas, 8 são da Sinovac. Ela tem salvado vidas no país. Certo é que precisaríamos de todas as vacinas possíveis para extirpar a pior crise sanitária do século XXI. Aliás, uma das piores da história. O atraso na aquisição de vacinas no Brasil já provocaram 150 mil mortes.

Comentários

PARCEIROS

Postagens mais visitadas deste blog

Por que o Brasil possui 2,5 milhões de casos a menos e 43 mil mortes a mais por Covid-19 do que a Índia?

A Vacina Chinesa é realmente Perigosa?

Quem é o misterioso escritor Tales Niechkron que despertou a fúria da extrema-direita no Brasil?

Total de visualizações de página